sábado, 23 de abril de 2011

[Processo e conceito modular]

Possibilidades de relações entre diferentes espaços/funções - interação, separação e integração visual ou espacial.

cozinha/dormitório - sala/dormitório

Cozinha/sala
[Neste estudo, quando a mesa de jantar é utilizada, é aproveitado o espaço de circulação conferindo a este nova função/configuração/significado, servindo como "suporte espacial"]



Resultados:

  • Modulação estrutural base de 3,3mx,3,3m.
  • Planta principal com circulação externa (conceito). Três principais tipologias de planta - de acordo com os tipos familiares (solteiro, casal sem filhos, casal com filhos).
  • Sistema estrutural simples e leve baseado no steelframe.
  • Conforto térmico e acústico (premissa projetual): vazio entre as placas do sistema estrutural; peças resultantes do prolongamento da estrutura de cobertura com suporte para brises que diminuem a incidência solar na vedação externa da habitação, diminuindo a temperatura interna (independente do tipo de insolação) [ver Corte - conceito modular].
  • Cobertura para circulação aliada ao fechamento interno e modular: grande porta/vedação articulada que propicia segurança (quando fechado o módulo) e dinamismo ao espaço/ambiência interna (por possibilitar diferentes insolações e barreiras visuais). Esta grande porta amplia o espaço (físico/visual) e serve como elemento de integração interior/exterior do lote.



Corte - Conceito modular

Nenhum comentário:

Postar um comentário